Linda Martins, 18, Salvador. Livros (os que leio e os que escrevo), minimalismo, estudos aleatórios e comida definem minha vida. Em constante evolução. Se você for suficientemente observador, verá que esta bio é diferente da bio do ano passado.

ENTREVISTA
Rudson Xaulin

RESENHA
Um beijo inesquecível

AUTORAIS
Baed

17.8.14

Aprendendo html #02 - "titles" e "metas"

Oláááá!
Então, como vocês já devem saber, eu iniciei uma coluna aqui no blog há pouco tempo sobre html. Não que eu seja uma super webmaster, muito pelo contrário, estou aqui para aprender tanto quanto vocês, portanto, combinei de explicar aqui cada código e tag que eu for aprendendo. No último post eu prometi falar sobre a meta tag, um código que fica bem no <head>. Se você ainda não sabe o que é <head>, corra já para o último post e leia.
A meta tag não foi lá um código que eu me importei tanto em aprender, talvez por não ser uma tag essencial, apesar de muito importante.  Os metas, seguindo o "conceito" de que o <head> forma a "cabeça" do seu theme, faz parte das tags responsáveis pelo que vai aparecer lá em cima, no cabeçalho. Lógico que ela não se limita apenas a isso, mas essa é a concepção básica sobre os metas.

Mas, espera, eu preciso falar antes do "title"!

Então, o title não é, nem de longe, uma tag complicada, talvez seja a mais simples de todo o theme. Apesar de não ser uma meta tag, o title faz parte do <head> e forma o cabeçalho, junto com os metas. Sua formação e função é bem fácil: Ele simplesmente vai definir como vai ficar o título do seu blog (como o nome já diz), lá em cima, na janela do navegador.

<title>NOME DO SEU BLOG</title>

Normalmente, essa tag é mais usada quando se quer por um nome diferente do nome que vai aparecer no header do blog, ou colocar algum efeito personalizado na barra. Do contrário, há um código que faz com que seu título apareça automaticamente lá em cima, do jeitinho que você colocou no blogger:

<title><data:blog.pageTitle/></title>
Agora podemos ir aos metas:
Os metas são usados para coisas diferentes em plataformas diferentes. Quando eu fazia - ou pelo menos, tentava fazer - themes na plataforma do tumblr, o que eu entendia sobre metas era que serviam apenas para que o theme pudesse ser configurado no appearence, o mecanismo da plataforma que permite que você troque títulos, cores, enfim... Há pouco tempo, aprendi uma outra forma em que o meta é usado: descrição. Isso mesmo, a meta tag, se usada direitinho, pode definir a descrição do seu blog que vai aparecer nos principais mecanismos de busca, como o Google. Mas, calma, esse código também não é complicado não...

<meta name="description" content="AQUI VOCÊ PÕE A DESCRIÇÃO DO SEU BLOG">

Para pesquisar e saber mais >>

Sobre como as meta tags são compreendidas pelo Google: https://support.google.com/webmasters/answer/79812?hl=pt-BR

Formas de customizar seus títulos:
http://semnome.net/2009/12/personalizando-os-titulos-das-paginas.html